Os outros personagens de Agatha Christie

Nem só de Poirot viveu Agatha Christie

Agatha Christie é considerada a Rainha do Crime, por ser a maior escritora de romances policiais de todos os tempos, tendo mais de 80 livros publicados. Sua carreira na escrita começou com O misterioso Caso de Styles, a primeira aparição do detetive Hercule Poirot, que se apresenta assim: "Meu nome é Hercule Poirot e sou provavelmente o melhor detetive do mundo".

Ele é o seu personagem mais famoso, mas nem todo mundo sabe que não é o único, Agatha também escreveu histórias com outros protagonistas, inclusive criou um senhor Harley Quin muito antes da DC utilizar esse nome para a vilã do Batman. Além dele, outros de seus personagens são Miss Marple, Tommy e Tuppence, Ariadne Olivier e Parker Pyne. O objetivo desse post é introduzí-los e indicar em quais livros eles aparecem, para ajudar quem quiser começar a conhecer Agatha Christie de outros jeitos, além de Poirot (que aliás, não era o personagem preferido dela, então realmente vale a pena conhecer os outros!)

É interessante notar também que o universo de todas as histórias de Agatha Chrstie é um só, assim, alguns desses personagens aparecem em histórias dos outros, são citados ou influenciam de algum jeito. Como Ariadne Olivier, que aparece em histórias de Poirot e de Parker Pyne e é citada em histórias de Miss Marple.

Miss Marple

"Miss Marple é uma velhinha de cabelos brancos com modos meigos e simpáticos. Já a srta. Wetherby mescla efusão com azedume. Miss Marple é, de longe, a mais perigosa das duas." 
-Assasinato na casa do pastor

Como já podemos perceber nessa citação, Miss Marple contrasta com Poirot em tudo que é possível, ela não é cheia de si e egocêntrica como o detetive belga, além de não ser detetive profissional, apenas amadora. Passou grande parte de sua vida em St. Mary Mead, onde seus hobbies de jardinagem e observação de pássaros servem como pretextos para ver tudo que acontece na vila, sendo sempre muito informada sobre todas as fofocas locais. Depois de anos de observação dos moradores da vila, Miss Marple conseguiu chegar a algumas conclusões sobre a natureza humana, acreditando sempre no pior sobre as pessoas, e prova estar quase sempre certa sobre isso.

Uma curiosidade sobre seus métodos de investigação, é que, ao contrário de Poirot, que é famoso e reconhecido onde quer que vá, Miss Marple é mais sutil e despretensiosa e, assim consegue abrir espaço entre os envolvidos no crime pra chegar à verdade. Utiliza muitas vezes também de metáforas e paralelos com situações vividas em St. Mary Mead em seu raciocínio e investigação.

Aparece em 12 livros e cerca de 20 contos, Assasinato na casa do pastor é seu primeiro livro.

Resultado de imagem para Agatha Christie No Meitantei Poirot to Marpleoff-topic: Existe um anime de 39 episódios que traz adaptações dos casos de Poirot e de Miss Marple, com o nome de: Agatha Christie No Meitantei Poirot to Marple (Grandes Detetives de Agatha Christie: Poirot e Miss Marple). 
A personagem principal (que foi inventada no anime, não existindo nos livros de Christie) é a sobrinha neta de Miss Marple, Maybelle West, que vai trabalhar como assistente de Poirot, ajudando tanto ele como sua avó a solucionar os crimes. Parece interessante e li bastante resenha falando bem dele, deve merecer uma chance!

Tommy e Tuppence
Os livros em que eles aparecem são bem diferentes dos outros da autora, se aproximando mais de thrillers do que de romances policiais, as histórias são cheias de espionagem, lutas, fugas, reviravoltas e segredos de Estado. Os 5 livros em que eles aparecem são os únicos da autora que tem passagem de tempo definida, e, de todos os personagens citados nessa lista, eles são os que envelhecem a cada história. Assim, seus livros tem uma ordem de leitura mais definida, ela é:
-O inimigo secreto
-Sócios no crime
-Em M ou N?
-By the pricking of my thumbs
-Portal do destino

Resultado de imagem para tommy e tuppenceA passagem do tempo também é percebida na história mundial que serve de pano de fundo para as histórias. O primeiro livro se passa no fim da primeira Guerra Mundial, já no terceiro livro, está acontecendo a Segunda Guerra Mundial.

Mas quem são exatamente Tommy e Tuppence? Eles são amigos detetives que, ao final da Primeira Guerra Mundial começam a trabalhar juntos como espiões e detetives, e que ao longo de suas histórias, se casam e tem 3 filhos. Eles tem personalidades bem diferentes, Tuppence é mais animada e Tommy mais calmo e, juntos são o único casal da autora que aparece em mais de um livro! (olha que fofos)


Parker Pyne


“VOCÊ É FELIZ? SE NÃO FOR, CONSULTE O SR. PARKER PYNE”

Esse é o anúncio de Parker Pyne no Times, um ex-funcionário público que trabalha com estatísticas e decide se dedicar a curar a tristeza das pessoas, virando "detetive do coração". Trabalha com uma teoria de que existem 5 tipos de tristeza, e todas elas podem ser resolvidas logicamente.

Ele aparece em um livro: "O Detetive Parker Pyne" e algumas histórias em coleções do Poirot e de Miss Marple, inclusive, Miss Lemon, secretária de Parker Pyne vai depois trabalhar com Poirot. 

Harley Quin

O personagem é baseado no Arlequim da Commedia dell’ arte, um tipo de teatro italiano de comédia, com elementos de mímica e acrobacia dos circos, o Arlequim é responsável por entreter a plateia nos intervalos.

É o mais misterioso dos personagens de Agatha, tendo um pouco de absurdo e sobrenatural em si, e é também o seu favorito. Trabalha junto com sr. Satterhwaite, mais um personagem fascinado pela natureza humana. Os mistérios resolvidos por eles são muito ligados ao amor e pessoas apaixonadas.


Ariadne Oliver

É uma famosa escritora de livros policiais, vagamente baseada na própria Agatha Christie e na sua relação com os fãs. Seu personagem mais famoso é um detetive finlandês chamado Sven Hjerson que é cheio de trejeitos e manias como Poirot. Ariadne é muito rápida em tirar conclusões, que às vezes estão certas, mas muitas vezes também estão erradas.

É apresentada em um livro de Parker Pyne, sendo muito amiga do detetive, mas também faz amizade com Poirot, aparecendo em vários de seus livros, como A Morde da senhora McGinty.
Aparece em um livro solo O Cavalo Amarelo.

Mary Westmacott

Não é exatamente um personagem, e definitivamente não é uma detetive, Mary Westmacott é o pseudônimo que Agatha Christie usou para escrever e publicar 6 livros de romance/novela, que não eram histórias policiais.

São livros bem diferentes dos outros, tratando de temas diferentes e com personagens diferentes, a leitura deles deve ser uma experiencia diferente e muito interessante.

E é isso! Espero que tenha ajudado a conhecer livros diferentes e despertado curiosidade de conhecer outros estilos da Agatha Christie!

Beatriz Toscano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha!: Memórias do Subsolo (Fiódor Dostoiévski)

Resenha!: The grapes of wrath (As vinhas da ira) - John Steinbeck

Resenha!: O Som e a Fúria (William Faulkner)